quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Estágio Supervisionado - Primeiros passos

.
Já ambientada com a empresa  pois trabalho na mesma,e com atividades diárias,o estágio foi muito proveitoso, para ordenar e atentar à pontos talvez um pouco esquecidos por conta da rotina da empresa e dos meus afazeres dentro dela.
O trabalho foi feito através das etapas instruídas no ambiente virtual a partir da observação da empresa, avaliação de minhas tarefas e desempenho na empresa, e aproveitamento do estágio, conforme segue .

O MEIO - A ORGANIZAÇÃO

A Empresa, Machado Piscinas Comércio e Serviços Ltda, é uma micro empresa, situada na cidade de Itanhaém, litoral sul do Estado de São Paulo, cidade de nível sócio-econômico médio, com uma população fixa de  91 mil habitantes e uma população flutuante de 450 mil habitantes .
É uma empresa familiar*, estruturada e pioneira na cidade.
A empresa foi fundada em 1982, iniciando seus serviços com construção de piscina e vendas de equipamentos, produtos e acessórios. Por muitos anos, com um volume muito grande de obras, seu quadro de funcionários era de aproximadamente 40, o que hoje, com a modernização, terceirização de mão de obra e situação econômica, caiu para 6 funcionários ativos, porém todos de no mínimo 20 anos de empresa, com média de idade de 40 anos. Portanto um quadro bem estruturado.

EU NO MEIO - NA ORGANIZAÇÃO

Ao iniciar o curso de administração de empresas fiz uma análise do meio e da sociedade e observei o quanto a evolução está nos dirigindo a resolução de problemas, evoluções e desafios. O que me motivou a procurar pelo curso foi exatamente o desafio da inovação, do aprendizado da necessidade de algo mais, de aprender as bases e fundamentos do desenvolvimento humano, social e econômico. E toda essa visão e pressupostos ficaram mais nítidos a partir do momento que tive a oportunidade de colocar em prática todo o aprendizado dos últimos anos e principalmente por já ter a oportunidade de estar no meio, ativando os aprendizados e ampliando os horizontes da empresa e direta e indiretamente a meu favor.

A OBSERVAÇÃO DO MEIO

 3.1. Análise da Proposta da Empresa:
A empresa se propõe a atendimento especializado e de qualidade. Contam com uma experiência muito grande assim como também o número de clientes cativos.Desenvolvem um serviço sério e organizado.A relação entre os colaboradores é de extremo companheirismo e colaboração.
 3.2. A relação empresa comunidade:
A relação empresa/comunidade é aberta, por se tratar de uma empresa solidificada na mesma cidade no mesmo endereço à 28 anos, sem problemas com clientes, ou com a sociedade de um modo geral.É uma empresa bem conceituada na cidade e região
3.3. Os recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação:
                  A empresa conta com um programa informatizado de controle de clientes/vendas e serviços emissão de cupons fiscais, relatórios de compras de clientes, dados e cadastro, envio de cobranças, controle de estoques. Assim como conexão à internet em banda larga de ótima velocidade, uma rede de 4 computadores, todos interligados e conectados à internet onde os funcionários tem acesso às informações e necessidades até mesmo particulares se preciso.Dos 5 funcionários 3 deles são especializados em atendimentos de prestação de serviços, portanto não os compete utilizar os acessos ao programa da empresa, porém todos tem acesso às necessidades particulares de uso de internet, mesmo ficando por pouco tempo na empresa(pois trabalham por mais tempo na rua).

* Empresa Familiar:
A Empresa Familiar é toda aquela que esteja ligada a uma família durante  pelo menos duas gerações . Isto, se essa ligação resulta em uma influência recíproca, tanto na política geral do empreendimento, como nos interesses e objetivos da família.
A partir de um sonho, de um ideal ou da necessidade de sobrevivência, o empreendedor torna-se a pessoa que gera, acumula ou distribui riqueza.
Ele divide, inicialmente as tarefas com o seu cônjuge, posteriormente, envolve os filhos nas atividades e operações da firma, muitas vezes de forma precoce, visando melhorar a situação e a condição social de sua família. Cria-se, desta forma, uma sociedade familiar que dera, ao longo dos anos, uma série de questões mais complexas que a simples administração da atividade comercial ou industrial.
Tem como característica básica a sucessão do poder decisório de maneira hereditária a partir de uma ou mais famílias. A estrutura familiar quando alocada a uma empresa, leva uma série de interações específicas da família, provocando particularidades na atuação na empresa, tornando-a diferente das demais empresas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário