sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Observação e Aplicação



Empresa: Machado Piscinas Comércio e Serviços Ltda

Teorias da Administração
Teoria Clássica e neoclássica: ênfase na estrutura e enfoque para organização formal
Teoria Científica: ênfase nas tarefas, enfoque na racionalização do trabalho no nível operacional, preocupação em planejar, preparar, controlar e executar
Teoria das Relações Humanas: ênfase nas pessoas e enfoque na organização informal, motivação, liderança, comunicação e dinâmica de grupo.
Teoria da Burocracia: ênfase na estrutura e enfoque na organização formal burocrática, racionalidade organizacional.
Teoria Estruturalista: ênfase na estrutura, enfoque de múltipla abordagem, organização formal e informal, análise intra-organizacional e interorganizacional.

No caso da empresa que estou fazendo estágio, noto que a Teoria Organizacional está voltada à Teoria Cientifica e das Relações humanas, onde a ênfase é sem dúvida nas pessoas, e sistemas motivacionais aguçados, muita comunicação entre o grupo, racionalização do trabalho.
Há uma preocupação da gestão em conhecer as necessidades individuais e procurar a eficiência. E vejo claramente o conceito aplicado de organização informal, onde são definidas espontaneamente e através do relacionamento entre as pessoas, regras de comportamento , valores e formas de recompensa, confiança nas pessoas, delegação de autoridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário